10 dicas para fazer resumo TCC

Uma das partes mais importantes é o resumo TCC que é uma das últimas coisas a serem feitas. Normalmente o TCC é separado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quer descobrir como fazer um resumo perfeito? Então siga nesse artigo pois passaremos dicas de como fazer o seu resumo.

Estrutura básica do TCC

Primeiramente deve-se escolher um tema a ser abordado no seu TCC que deve ser discutido com o professor ou orientador. O trabalho poderá ser feito individualmente ou em grupo e vai depender das orientações fornecidas pelo professor do seu curso.

O primeiro passo a ser dado é definir um tema e que seja preferencialmente algo que você goste ou domine. Mesmo que seja algum assunto que você conheça é importante saber se há literatura para pesquisa e se é relevante.

Após essa etapa você pode iniciar a sua pesquisa, porém especialistas acadêmicos sugerem que foque na estrutura do seu trabalho. Após definir o tema, trabalhe no problema de pesquisa, ou seja no objetivo geral do tema que você irá atuar.

Depois disso você abordará objetivos específicos para alcançar o objetivo geral, lembrando que o resumo TCC será feito no fim. Após o objetivo específico você apresentará a justificativa do seu trabalho, mostrando a relevância da sua pesquisa feita no TCC.

Além disso você pode apresentar a metodologia usada na sua pesquisa, mas dependendo do trabalho essa parte não é obrigatória. O seu trabalho de conclusão pode ter ainda uma estrutura de capítulos, o que vai deixá-lo bastante organizado e interessante.

No final do seu TCC deve constar as referências teóricas utilizadas para embasar o trabalho e também a pesquisa feita. Lembrando ainda que para apresentar o seu trabalho impresso ele deve ser formatado de acordo com as normas da ABNT.

Saiba também sobre:

10 dicas para fazer o resumo TCC

Uma das partes mais importantes do TCC são o resumo e o abstract, que serão o seu cartão de visitas, portanto o resumo TCC e o abstract têm de estar muito bem escritos para chamar a atenção de todos avaliadores.

Segundo a ABNT, resumo e abstract são uma apresentação concisa de pontos relevantes e uma visão clara do conteúdo abordado. O abstract é uma versão do resumo TCC para o inglês, dando a chance de ser lido por mais pessoas.

Veja abaixo dez dicas que vão ajudar a deixar o seu resumo e abstract conforme o exigido pela norma ABNT.

  • Escreva na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa;
  • Use entre 150 a 500 palavras;
  • Não crie tópicos, apenas texto corrido;
  • O resumo deve conter apenas um parágrafo;
  • Não escreva citações;
  • Evite frases negativas;
  • Não use imagens ou tabelas;
  • Só use abreviações, símbolos ou fórmulas se for estritamente indispensável;
  • O texto deve ser objetivo e claro;
  • Use no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

Agora que você já viu a estrutura básica e as dicas acima, ficou mais simples de iniciar o resumo TCC. Além disso é necessário verter o texto do seu resumo para o inglês que será o abstract do seu TCC.

10 dicas para fazer resumo TCC

Por que preciso traduzir o meu resumo TCC?

Se o resumo é uma das coisas mais importantes do trabalho, fazendo mais pessoas se interessarem em ler seu conteúdo, então a versão do seu resumo TCC em inglês não pode ser diferente; ele deve transmitir a ideia da pesquisa.

O abstract é a versão em inglês do resumo e deve estar tão bem redigido quanto o resumo em português. Ele é utilizado para dar mais relevância ao trabalho acadêmico e por estar em inglês mais pessoas entenderão seu conteúdo.

A versão do resumo (abstract) não deve ser uma tradução literal, pois pode ficar totalmente sem sentido no idioma inglês. Portanto, o ideal é pedir ajuda para algum amigo ou contratar um tradutor que entenda de escrita acadêmica em inglês.

Para fazer um bom Trabalho de Conclusão de Curso é preciso fazer muita pesquisa e leitura relevante ao tema escolhido. Dessa forma, além de conhecimento teórico para desenvolver o seu trabalho você será capaz de aplicar tudo o que aprendeu.

Não sabe escrever em inglês? Contrate um profissional

Existem diversas plataformas e profissionais que prestam serviço de assessoria de escrita acadêmica, assim como revisores e tradutores bastante especializados. Porém é preciso ter em mente que um revisor de trabalho acadêmico não pode ser responsabilizado pela escrita do TCC.

Normalmente o revisor acadêmico, neste caso, fará a correção ortográfica e gramatical assim como a formatação das normas da ABNT. Ele poderá sugerir alguma alteração no conteúdo se, por exemplo, for detectado plágio, mas somente se isso foi combinado previamente.

Resumindo, inicie o seu trabalho o quanto antes e faça um checklist para ajudar a não esquecer os principais pontos. Utilizando a estrutura básica do TCC e as dicas para o resumo você ganhará tempo e fará um bom trabalho.

Comments 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *