Agradecimentos TCC: O que é e como fazer o seu? Modelos

O trabalho de conclusão de curso, TCC, é a etapa final de um longo período de estudo. E é nesse momento, nos agradecimentos TCC, que você tem a oportunidade de expressar uma parte de sua gratidão.

A jornada acadêmica não é individual. Muitas pessoas colaboram para que esse processo aconteça da melhor forma possível. Assim, agradecer é como uma pequena homenagem aos que fizeram parte de sua trajetória.

O que é agradecimentos TCC?

Agradecer é a forma de valorizar as pessoas que fizeram algo importante. Por isso, os agradecimentos TCC, são partes tão nobres do trabalho acadêmico. Pode-se dizer que eles são escritos com palavras vindas do coração.

Cada estudante tem uma história, carrega um legado e travou lutas diferentes. Durante esse processo, pôde contar com funcionários da instituição, professores, familiares, amigos e outros recursos humanos.

E é na parte dos agradecimentos que o aluno tem a oportunidade de agradecer de maneira formal essas pessoas. Importante destacar que nessa parte do trabalho não precisa de referências ou fundamentações teóricas.

Necessita apenas da vontade do estudante em reconhecer quem fez parte de sua caminhada. De acreditar que a conquista deve ser compartilhada com pessoas que, de alguma forma contribuíram para a concretização desse sonho.

agradecimentos TCC

Motivos para fazer agradecimentos

Apesar de não ser elemento obrigatório, muitos estudantes optam por inserir agradecimentos TCC em seus trabalhos finais. O agradecimento faz parte dos elementos pré-textuais no Trabalho de Conclusão de Curso e é opcional.

Ao agradecer você está demonstrando para as pessoas o quanto às atitudes delas foram válidas para sua conquista. Veja alguns motivos que irão te inspirar para escrever seu agradecimento.

  • Agradecer aos pais, pois eles te incentivaram e deram a oportunidade de estudar;
  • Aos amigos por terem te inspirado em seguir um caminho justo e honesto;
  • Seus filhos, que abriram mão do tempo que precisavam estar ao seu lado;
  • O Cônjuge que auxiliou nas atividades de casa e entendia sua ausência;
  • Seus professores que, provavelmente, estudavam além do horário letivo para preparar as melhores aulas;
  • Se tiver recebido bolsa, não se esqueça de agradecer a instituição de fomento;
  • Agradeça ao pessoal de seu trabalho, caso eles tenham feito ajustes que vieram beneficiar seu estudo;
  • Aos colegas de sala, que dividiram tarefas, trocaram ideias, experiências e materiais.

Como pode notar, são vários motivos que você tem para agradecer, mesmo não sendo obrigatório. Além do agradecimento, existe a dedicatória, que é outro item destinado ao reconhecimento de quem esteve ao seu lado.

Saiba também sobre:

Diferença entre agradecimentos e dedicatória

No entanto, na dedicatória o aluno está oferecendo e dedicando seu trabalho para alguém. Enquanto no agradecimento, ele pode homenagear diversas pessoas pela participação e colaboração.

Outra diferença entre dedicatória e agradecimentos está no tamanho. A dedicatória é um texto curto, sem título e com recuo de 8 centímetros da margem direita. Recomenda-se que esteja justificado.

Na dedicatória somente as pessoas, de fato, mais importantes em sua trajetória devem estar citadas. Afinal, você estará dedicando todo seu trabalho para alguém. Esse texto deve ser breve, claro e sucinto.

Já o agradecimento, que vem depois da dedicatória na ordem de colocação dos elementos pré-textuais, pode ser maior. É um texto livre, que pode ultrapassar a extensão de uma página.

Todas as pessoas que tiveram importância podem e merecem aparecer em seus agradecimentos TCC. Essa é uma forma de reconhecimento e reconhecer é a melhor forma de pagar gestos que o dinheiro não compra.

Agradecimentos TCC nas normas da ABNT

A linguagem do texto de agradecimento não precisa ser tão formal quanto o restante do texto. Ainda assim, ele é parte integrante do TCC e deve seguir as normas de formatação. Confira algumas dessas regras:

  • Utilizar fonte no tamanho 12, Arial ou Times New Roman;
  • A fonte usada no agradecimento deve ser a mesma utilizada no texto;
  • O espaçamento entrelinhas deve ser de 1,5cm;
  • Título “Agradecimentos” deve estar em caixa alta, negritado e centralizado;
  • O texto deve estar justificado;
  • Margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

É Importante estar atento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, ao elaborar agradecimentos TCC. A ABNT estabelece normas para que os trabalhos acadêmicos sigam um mesmo padrão.

Confira esse exemplo de agradecimento

Agradeço a Deus por ter me dado à oportunidade de realizar mais este sonho.  Pois, esteve sempre ao meu lado, me dando forças, coragem e sabedoria, mesmo nos momentos de dificuldades.

A minha família, que durante esses anos de caminhada, não mediram esforços para me ver feliz. Deram-me apoio, incentivo e me fizeram acreditar que seria possível realizar este sonho.

Agradeço meus companheiros de sala, que de forma direta e indireta, sempre estiveram comigo e me auxiliaram. Minha gratidão em especial à Maria, com a qual estabeleci grandes laços de amizade.

Sou grata à Instituição de ensino, aos docentes do curso e aos professores que aceitaram fazer parte da banca. Também agradeço ao meu orientador, a quem sou imensamente grata pelo incentivo, confiança, paciência e dedicação.

Você leu acima um exemplo de agradecimento. Pode adequar ele de acordo com sua realidade, contemplando quem você considerar importante. Tenha cuidado para não ficar repetindo palavras e deixar seu texto fica cansativo. Escreve no mínimo meia folha, coloque tudo que sente nesta folha, agradeça as pessoas que te ajudaram neste fase da vida.

Aprenda escrever agradecimentos TCC e valorizar as pessoas que acreditaram em você durante seu período acadêmico.

Modelos de agradecimentos

Além do exemplo de agradecimentos que mostramos acima, também temos alguns modelos de agradecimentos que poderá baixar e adpatar a seu critério, confira abaico:

Faça agradecimentos TCC. Veja dicas para emocionar e reconhecer a contribuição de quem esteve ao seu lado.

Se precisar de ajuda para concluir seu TCC, saiba que pode contar com especialistas que vão de orientar da melhor maneira possível a terminar qualquer que seja o seu trabalho acadêmico. Clique no banner abaicxo e saiba como!

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *