Como fazer citação APUD ABNT: Como usar corretamente

O APUD é um tipo de citação muito utilizada em trabalhos acadêmicos, pois confere embasamento e credibilidade ao texto. Porém, muitas pessoas têm dúvidas na hora da sua utilização.

Neste artigo abordaremos as principais dúvidas relacionadas ao APUD. E daremos exemplos corretos de como ele deve ser aplicado em textos acadêmicos.

O que é APUD

O APUD também pode ser chamado de citação da citação. Uma vez que ele será empregado quando você quiser citar um autor que foi citado em outra obra.

Isso acontece, por exemplo, quando você estiver lendo uma monografia ou tese. Então, se usa para uma citação, sem ter lido a obra original.

Pois, muitas vezes o acesso à obra original é difícil ou até mesmo restrito. Já que muitos artigos acadêmicos estão vinculados a plataformas que cobram pelo acesso.

Portanto, este tipo de citação é um recurso que agrega valor ao seu trabalho. Quando utilizado com cautela e seguindo às normas ABNT.

Significado

A palavra APUD tem origem latina e significa “junto a, perto de, em”. Porém, no contexto acadêmico, significa “citado por”.

Segundo às normas ABNT, esta é uma citação de uma obra que você não leu. Mas que teve acesso mediante a citação no texto de um outro autor que você leu.

Veja mais também sobre:

APUDComo usar APUD ABNT: Exemplos

De acordo com às normas ABNT, toda e qualquer citação feita no seu texto precisam estar referenciadas. E configuradas da maneira correta.

Portanto, trouxemos alguns exemplos de como utilizar corretamente o APUD nos seus textos. Para fins didáticos, vamos chamar o autor que você leu de Luiz Henrique, e o autor que você quer citar de José de Almeida.

  • Exemplo 1: Segundo José de Almeida (1990, p.30 apud Luiz Henrique, 2002, p. 40) [citação direta ou indireta]
  • Exemplo 2: Segundo José de Almeida (1990, p.30 citado por Luiz Henrique, 2002, p.40) [citação direta ou indireta]
  • Exemplo 3: José de Almeida, em Título da obra (apud Luiz Henrique 2002, p.40) apresenta uma série de questões sobre x como [citação com mais de 3 linhas]

Como fazer citação APUD no TCC?

O APUD deve ser utilizado no seu TCC da mesma forma que é utilizado em todos os outros trabalhos acadêmicos. Cite autores que você não leu, mediante a citação do autor que você teve acesso.

O mais importante é deixar bem claro para o leitor que não foi você quem teve acesso ao texto original. Mas que você encontrou a citação no texto de um segundo autor. Que deve ser referenciado ao final do seu trabalho.

No tópico anterior demos três exemplos de citação que podem ser feitas em casos como esse. Utilize uma delas e seu TCC estará plenamente de acordo com às normas ABNT.

Quando usar

Você deve utilizar o APUD sempre que quiser fazer uma citação indireta, ou seja, citar um autor que você não leu. É importante salientar que o seu texto não deve conter muitas citações deste tipo.

Pois, o ideal é que você leia todos os materiais relevantes para a elaboração do seu texto. No entanto, devido a dificuldade ou impossibilidade de acessar certas obras, o uso correto desta citação confere credibilidade ao trabalho.

O mais importante é ficar bem atento às normas de citação e referência do APUD. Pois, se você não seguir a forma correta, seu trabalho estará sujeito a denúncia por plágio.

Como citar Apud nas referências bibliográficas

Na hora de preparar suas referências bibliográficas é importante ficar bem atento. Uma vez que você nunca deve referenciar uma obra que você não leu.

Nas suas referências deve constar apenas o autor e a obra que te permitiram acesso à citação desejada. Não coloque de forma alguma o autor ou obra original.

Portanto, seguindo os exemplos de APUD que demos durante o texto. Apenas a obra de Luiz Henrique deve constar nas referências do seu trabalho.

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *