Formatação ABNT para TCC e Monografia

Confira o nosso guia de formatação ABNT e deixe o seu TCC dentro dos padrões.

A entrega do TCC ou monografia com a formatação ABNT correta é sempre algo que deixa os alunos bastante estressados. Isso porque, além de produzir um bom conteúdo, há ainda todas aquelas regras que devem ser seguidas.

Vale ressaltar que estas regras são importantes e servem para que todos os trabalhos acadêmicos sejam formatados da mesma forma. Isso facilita ao leitor de diferentes regiões do país a entender quais seções serão apresentadas e onde encontrar as informações que precisa.

Este é mais um dos artigos, da nossa série de artigo que falam sobre a formatação ABNT, e em como deixar o seu trabalho adequado aos requisitos da norma.

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

Importância da formatação ABNT para o TCC ou monografia

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável pela criação e atualização de diferentes normas técnicas brasileiras.

Estas normas podem ser utilizadas desde a certificação de produtos até mesmo para a produção de documentos escritos, como é o caso do trabalho acadêmico que você precisa produzir para finalizar o seu curso universitário.

Como estas normas ABNT são aplicadas em todo o país, criou-se um padrão para que o trabalho de conclusão de curso fosse apresentado.

Desta forma, pesquisadores, alunos e avaliadores de diferentes instituições e regiões do país já estão familiarizados com a forma como estes trabalhos são apresentados.

Afinal de contas, já imaginou a bagunça que seria se cada aluno ou instituição pudesse entregar o seu trabalho da forma que quisesse?

O resultado provavelmente seria que as fontes, tamanho de letra, formatação de capa, seções, citação e referências bibliográficas seriam todas diferentes. O que dificultaria muito para quem precisasse avaliar ou consultar estes trabalhos.

Formatação ABNT

Formatação ABNT: Margens e número de páginas

Antes de começar a escrever qualquer coisa é imprescindível que você faça os ajustes das margens que serão utilizadas. A boa notícia é que as margens são as mesmas ao longo do documento inteiro:

  • Superior e esquerda: 3 cm
  • Inferior e direito: 2 cm

O tamanho do papel deve ser configura para A4. E com exceção das ilustrações, todo o resto deve ser feito na cor preta.

Quer saber mais sobre margens? Fizemos um artigo bem especifico e com exemplos, confira abaixo:

Passo a passo de como configurar a margem ABNT no word

Em seguida, é preciso incluir o número de página. É importante dizer que a capa não deve ser numerada. A numeração deve iniciar na folha de rosto, que deve ser a página número 1 do documento.

Apesar disso, a numeração deve aparecer somente a partir da primeira folha dos elementos textuais, ou seja, na introdução. A numeração deve ser inserida no canto superior direito da folha e em algarismos arábicos.

Com exceção da capa e da folha de rosto, os demais itens do TCC deve ter espaçamento entre linhas de 1,5.

O autor pode escolher qual a fonte que ele prefere utilizar, Arial ou Times New Roman. Durante o texto ela deverá ser tamanho 12. Para a capa e folha de rosto existe uma formatação específica que podem ser conferida no nosso artigo.

Formatação ABNT: elementos pré-textuais

Agora que você já configurou os primeiros itens da formatação ABNT do seu trabalho acadêmico, é hora de seguir para cada um dos elementos pré-textuais.

Para mais informações temos um artigo falando apenas sobre a formatação ABNT para capas de TCC.

Capa

A capa é obrigatória de acordo com as normas ABNT. Ela deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do aluno (autor), título do trabalho, subtítulo (quando houver), número de volumes (caso seja necessário), cidade, ano de entrega.

Para as dissertações de mestrado e teses de doutorado há a necessidade de realizar a encadernação do trabalho. Neste caso cada instituições possui o seu padrão de cor de capa, cor de letra e tamanho. Confira sempre o manual da sua instituição de ensino.

Folha de rosto

A folha de rosto possui formatação semelhantes a da capa, com o acréscimo das seguintes informações: natureza do trabalho (tese, dissertação, TCC), objetivo (aprovação em disciplina ou o grau que será obtido), área de concentração e nome do orientador e co-orientador.

Folha de aprovação

Na folha de aprovação o aluno deve colocar o seu nome, o título e subtítulo do trabalho, qual a natureza e o objetivo do trabalho, o nome da instituição, área de concentração, data de aprovação, e o nome e titulação de cada um dos componentes da banca avaliadora.

Esta folha deverá ser assinada por todos os membros da banca avaliadora, mostrando que eles estão em acordo com a aprovação do aluno.

Dedicatória, agradecimentos e epígrafe

Estes itens não são obrigatórios, cabendo ao aluno (ou autor) decidir se irá incluí-los ou não.

Optando pela inclusão da dedicatória e da epígrafe, eles devem ser escritos no final da página, alinhados ao lado direito da folha, e com 10-15 cm de largura.

A dedicatória nada mais é do que as pessoas para quem você dedica o seu trabalho. A epígrafe é uma frase que você considera marcante durante o seu trabalho.

Os agradecimentos devem ser àquelas pessoas e instituições que foram importantes durante a realização do seu TCC. O texto deve vir alinhado à esquerda, com o mesmo espaçamento utilizado para os demais elementos do texto.

Resumo: em português e em língua estrangeira

O resumo em português e em língua estrangeira são elementos obrigatórios de todo TCC ou monografia. Eles são uma forma rápida do leitor saber o que você estudou, quais os resultados encontrados e a conclusão que você tirou.

O objetivo do resumo é fazer com o que leitor fique curioso para saber mais detalhes a respeito do texto, e queira ler o trabalho na íntegra. É importante lembrar que o texto deve ser conciso, claro, e não ter mais do que 500 palavras.

O resumo em língua estrangeira geralmente é feito em inglês (abstract), mas pode também ser feito em espanhol (resumen) ou em francês (Résumé). A Norma ABNT NBR 6028 foi a que elaborou este resumo estrangeiro.

resumo língua estrangeira

Logo após o resumo, devem ser mostradas as palavras-chave. Estas são palavras que estão relacionadas ao que foi estudado no trabalho, que não constam no título ou subtítulo e que irão auxiliar nos sistemas de buscas de bibliotecas.

O resumo deve ser escrito com alinhamento justificado e em um parágrafo único.

Listas

Outro item não obrigatório é a inclusão das listas, que podem ser de ilustrações, tabelas, abreviações e símbolos. A lista serve para que você enumere cada um dos itens mencionados, na lista apropriada.

Como mencionado este não é um item obrigatório, mas pode facilitar a leitura de quem está fazendo a avaliação ou buscando mais informações no seu TCC ou monografia.

Sumário

O sumário é um item obrigatório da formatação ABNT. Ele deverá conter todas as seções dos elementos textuais, com títulos e subtítulos de cada seção, bem como o número da página em que se inicia a seção.

sumario formatação ABNT

Formatação ABNT: elementos textuais

Acompanhe agora a formatação ABNT para os elementos textuais.

Introdução

É neste trecho do TCC que o autor deverá expor e delimitar qual tema será abordado durante o texto. Ele serve para orientar o leitor sobre um breve levantamento do que existe na literatura e quais são as lacunas.

O objetivo do trabalho também deve vir na introdução, geralmente no último parágrafo desta seção. O objetivo nada mais é do que as perguntas que serão respondidas durante o trabalho acadêmico.

A formatação ABNT orienta que o nome da seção, seja escrito em letras maiúsculas e em negrito. Subseções devem vir escritas somente com a primeira letra maiúscula e também em negrito.

Cada uma das seções deverá ser numerada com algarismos arábicos. Essa numeração deve ser progressiva ao longo de todo o documento. Subseções devem ser numeradas de acordo com o número da seção em que está contido.

Desenvolvimento

Esta é a parte central do trabalho, onde o autor irá contar qual foi a metodologia utilizada para responder as perguntas propostas. O número e nome de seções pode variar conforme o tipo de trabalho realizado.

Por exemplo, no caso de TCC experimentais, o aluno deverá apresentar uma seção com nome “Material e Métodos”, seguida por uma seção de “Resultados” e “Discussão”.

Conclusão

A conclusão é a única parte em que o aluno poderá expor a sua opinião a respeito do que foi estudado, e qual foi a conclusão a qual ele chegou. A conclusão geralmente é um único parágrafo, os dados dos resultados não devem ser repetidos aqui.

Formatação ABNT: elementos pós-textuais

Confira agora a formatação ABNT para os elementos pós-textuais.

– referências bibliográficas

É obrigatório apresentar uma lista com as referências bibliográficas utilizadas para a elaboração do trabalho.

A forma de fazer a referência pode variar conforme o tipo de texto (artigo científico, livro, entrevista) ou arquivo (publicado, digital ou online).

Nós temos um outro artigo completo, explicando como fazer todos os tipos de citação. A formatação ABNT para as referências deve ser seguida a risca. Portanto, é imprescindível prestar atenção a pontuações, espaços e vírgulas.

– glossário, apêndice, índice e anexos

Estes itens não são obrigatórios, entretanto eles podem ser de grande auxílio para aumentar a relevância e o entendimento do trabalho para os leitores e para a banca avaliadora.

Caso o aluno possua alguma publicação científica ela pode vir incluída no trabalho como anexo.

Já o glossário pode ser interessante para textos com muitos termos técnicos que possam requerer uma explicação extra. O mesmo é válido para o índice.

Formatação ABNT, considerações finais

Como você pode perceber um trabalho acadêmico possui muitas etapas, muitas partes e cada uma delas exigindo uma formatação diferente.

O mais importante é seguir os guias, e nós temos outros artigos explicando detalhadamente cada uma das formatações requeridas pela ABNT.

Apesar disso, não se esqueça que o conteúdo precisa ser bem escrito, em bom português e aplicando-se corretamente todas as regras gramaticais.

Lembre-se, a sua nota final será composto por formatação e conteúdo. Portanto, capriche nos dois!

Caso ainda esteja na fase de projeto de pesquisa, preparamos um artigo especial, um guia fantástico sobre o assunto. Confira abaixo.

 

Comments 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *