Como fazer introdução TCC: O que é e dicas

Para qualquer estudante universitário, o momento final do curso e a entrega do TCC são os momentos mais aguardados. Confira como fazer introdução TCC.

Entregar e apresentar o trabalho de conclusão de curso dentro do prazo é o que a maioria deseja, finalizando assim seus estudos.

O trabalho em si não tem muito mistério, mas a grande maioria dos estudantes não tem a menor ideia de como fazer uma boa introdução TCC. Neste artigo vamos dar dicas de como fazer uma introdução nota 10!

O que é um TCC?

Se você ainda não sabe o significado para o TCC vamos pincelar sobre o que é o trabalho de conclusão de curso. Para iniciar, todo estudante universitário precisa apresentar um TCC na finalização da graduação escolhida.

Porém, a escolha do tema para o TCC as vezes não é uma tarefa muito fácil. A ajuda de um orientador se faz necessária para que o estudante não se perca e consiga organizar seu tempo e planejar o desenvolvimento do trabalho.

Dito isso, a introdução TCC é a parte mais importante do trabalho e a qual funciona como uma carta de apresentação do estudante e do trabalho em si. Nesse ponto, as dúvidas começam a aparecer. A parte mais importante é também a mais difícil de se preparar.

O motivo? O estudante não tem ideia do que escrever na introdução do trabalho pois, não desenvolveu ainda a pesquisa nem está ambientado com o assunto. Sendo assim, o melhor a se fazer é escrever a introdução na finalização do trabalho.

Como e quando começar a introdução do TCC?

A partir do momento em que o tema do trabalho foi escolhido e que o estudante já está ambientado sobre o que vai escrever, esse pode ser um bom momento para começar a introdução TCC.

Porém, se o estudante ainda não tem certeza de como vai finalizar o TCC o melhor é esperar até o final do trabalho. A partir desse momento ficará mais fácil desenvolver a introdução. Sempre se baseando nas pesquisas e estudos feitos sobre o tema.

Mas como escrever uma boa introdução? Simples. Vamos ajudar o estudante a se preparar para realizar uma introdução impecável com a dicas abaixo.

Veja também sobre:

Desenvolvendo a introdução do TCC

Para uma boa introdução TCC o estudante deverá saber desenvolver sobre o assunto do tema escolhido. Uma dica é escrever o trabalho com assuntos que você gosta. Afinal, serão mais de 6 meses trabalhando e pesquisando sobre o tema.

Outra dica é verificar as normas técnicas da ABNT para poder escrever de forma assertiva e não perder tempo tendo que fazer alterações de última hora. Importante lembrar que a introdução deve ser proporcional ao conteúdo descrito no TCC.

introdução tcc

Dica para uma boa introdução TCC

Sendo assim, vamos as dicas para que você consiga desenvolver seu trabalho de conclusão de curso com sua introdução impecável!

Resumo vs Introdução

Desenvolva sua introdução TCC como se fosse fazer um resumo do seu projeto de vida. Isso mesmo, usando essa analogia podemos descrever o início, meio e fim da pesquisa e ainda colocar itens relevantes para a apresentação do tema.

Links externos

Faça links com outras pesquisas. Dar continuidade ao desenvolvimento de uma pesquisa iniciada pode te dar a oportunidade de desenvolver no futuro mudanças na sua área de estudos.

Não esqueça de todos os pontos do TCC

Faça uma introdução tcc contextualizando toda a informação sobre o tema. Como um filme conte sua história a respeito do desenvolvimento do trabalho.

Cite aplicações e dados de estatística. A banca de avaliação irá prestar mais atenção se os dados estiverem atualizados, e mais ainda se for você o responsável pela atualização.

Seja Claro (a)

Utilize de forma clara a temática do trabalho e o seu ponto de vista em relação à pesquisa científica. Procure agregara valores relevantes a essas informações. Isso trará para o seu trabalho atenção da banca e possivelmente uma nota 10.

Objetividade é uma boa escolha

Comece explicando o objetivo do trabalho tanto de forma geral quanto específica.  Assim, você conseguirá desenvolver a dissertação com mais clareza e apresentar os tópicos mais importantes da pesquisa.

Crie a curiosidade na introdução TCC

Escolha um tema em que você possa desenvolver sua problemática. Durante as pesquisas sobre o tema escolhido, questione se existe algo para melhorar sobre o assunto e quais impactos poderiam ocorrer, caso essa melhora acontecesse.

Exponha uma ideia de fácil compreensão

Seja claro e direto no tipo de pesquisa realizada durante o trabalho. Seja bibliográfica, de campo ou outra qualquer. Fale também sobre resultados, métodos utilizados e procedimentos durante o período da pesquisa.

Dicas finais para a introdução TCC

Por fim, para ter uma introdução TCC de sucesso, faça descrições dos capítulos do seu trabalho de conclusão de curso. Dessa forma os leitores e avaliadores saberão onde encontrar as informações pertinentes ao seu TCC.

Estude bem as estruturas do texto seguindo as especificações e delimitando todas as linhas e parágrafos de acordo com as normas da ABNT.

Jamais escreva na primeira pessoa, organize suas ideias antes de começar a escrever o trabalho. Seja claro e direto nas frases, use linguagem simples, tenha foco e não fuja do tema. Seguindo essas dicas será mais fácil realizar a introdução do seu TCC.

Comments 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *