Justificativa TCC: Como elaborar uma de sucesso

Trabalho de conclusão de curso iniciado, tema escolhido sendo estudado e tudo andando às mil maravilhas. Contudo, chega o momento da justificativa TCC.

Se você ainda não chegou nesse momento, prepare-se para ele com esse artigo. Caso você já esteja nessa etapa do seu trabalho, veja algumas dicas importantes para poder desenvolver uma justificativa tcc que convença a banca.

Vamos abordar também alguns pontos relevantes para que a sua justificativa renda muito mais do que uma nota 10. Pontos que rendam oportunidades para o desenvolvimento do trabalho na sua área de formação.

Contribuindo assim, para o crescimento e conhecimentos futuros de pesquisas acadêmicas e desenvolvimento de novas perspectivas para novas gerações.

Como desenvolver uma justificativa no TCC

Para começar uma justificativa tcc no trabalho de conclusão de curso você precisa saber da sua importância e o motivo dela existir. Assim como, o motivo da justificativa compor um trabalho amplo e direcionado a sua área de atuação.

A justificativa tcc como o nome diz é o ato de mostrar o porquê de algo. Simples assim. Mas você ainda não entendeu?  Vamos aprofundar.

A justificativa tcc nada mais é que o momento que o aluno tem para convencer a banca sobre o seu trabalho. Para que isso ocorra o estudante precisará utilizar um motivo ou razão muito fortes para a defesa do tema.

Se você levou mais de 6 meses preparando o seu trabalho nada mais justo que defender a ideia que foi desenvolvida. Sempre com o foco nos pontos de melhoria para a continuação e desenvolvimento das pesquisas.

Geralmente a justificativa tcc é apresentada no início do trabalho, após a introdução e por incrível que pareça não é necessário utilizar nenhum padrão ou normas técnicas.

Mesmo assim é recomendado que o aluno utilize de bom senso e coerência durante a descrição da justificativa, usando uma linguagem simples e direta.

Procure explicar o porquê seu trabalho deve ser levando em consideração no momento e se ele é relevante para a continuação de pesquisas.

Lembre-se de escolher um tema que você goste ou tenha vontade de aprender, isso facilita na hora de justificar a razão e a continuação de acréscimos de informação.

justificativas do tcc

Veja também sobre:

Algumas dicas para o desenvolvimento da justificativa TCC

Vamos agora abordar algumas dicas para facilitar o desenvolvimento da sua justificativa TCC.

Momento investigação

Nesse momento é necessário ter em mente que o trabalho precisa de informações importantes, mas como chegar nessas informações?  Através de perguntas!

Como uma criança que acabou de aprender a falar e começa a questionar tudo. Por que isso? Por que aquilo? Sua função como pesquisador é a mesma da criança.

Questionar os motivos de tudo leva a perguntas que ainda podem estar sem respostas. Abrindo assim uma grande janela de oportunidades para desenvolvimento do trabalho e ascensão na área acadêmica.

Você já pensou que o seu trabalho pode agregar muito valor em sua área de atuação? A importância do TCC é tanta que oferece inúmeras oportunidades para novas pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos, produtos, regras, entre outros.

A procura de boas referências

Mesmo não sendo obrigatória a apresentação de

na justificativa, o aluno poderá utilizar algum autor que seja forte no meio acadêmico. Dito isso, o estudante terá mais credibilidade durante a apresentação do tema e dependendo da sua pesquisa poderá obter a nota 10 e algo muito melhor.

Importância do tema

Nesse momento a sua justifica poderá mostrar a importância e relevância do tema abordado no seu TCC. Se você conseguir convencer os leitores do seu trabalho com a sua justificativa, a nota está no papo!

Clareza e objetividade

Uma apresentação clara e objetiva do trabalho pode levar a uma melhor recepção durante o desenvolvimento do tema. Ser claro e objetivo na justificativa demonstra respeito a banca e aos leitores. Afinal o tempo deles também é importante.

O seu TCC tem impacto? Justificativa TCC

Você já se perguntou se o seu trabalho trará algum impacto positivo com o tema abordado? Como ele poderia melhorar a vida de pessoas, da sociedade, de empresários, do planeta?

Você tem argumentos convincentes para poder gerar uma discussão no meio acadêmico e alterar o futuro da sua área de atuação positivamente?

Essas perguntas podem te ajudar a encontrar o caminho perfeito para que sua justificativa esteja impecável.  Evidente que não somente a justificativa deverá estar impecável. Todo o TCC deverá estar em ressonância para a tão aguardada nota 10!

Uma última dica, tenha foco e não se desespere na hora de escrever a sua justifica ou qualquer parte do TCC. Busque sempre ajuda de professores, ex-alunos, profissionais que atuam na área do seu tema.

O seu orientador também é uma peça importante no momento do desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso. Solicite sua ajuda sempre que necessário e tenha um planejamento para todos os processos e etapas do TCC.

Seguindo essas dicas básicas você não sofrerá por ansiedade nem terá medo de não terminar a tempo o seu TCC e pegar o tão aguardado diploma.

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *