Normas ABNT para trabalho acadêmico: Guia completo para TCC

Conheça as normas ABNT e saiba como aplicá-las na sua monografia ou TCC.

Se você está na reta final do seu curso universitário provavelmente já ouviu falar ou já precisou usar as normas ABNT. Entretanto, sempre surgem dúvidas, já que são muitas regras e gravá-las é bem difícil e até mesmo desnecessário.

Estas regras existem para que todos os trabalhos acadêmicos sejam apresentados com um mesmo padrão, facilitando aos leitores e avaliadores encontrar informações necessárias para conseguir entender o texto.

Para te ajudar na compreensão e aplicação das normas ABNT, nós preparamos uma série de artigos, explicando detalhadamente a importância das normas e como elas devem ser aplicadas durante o seu trabalho de conclusão de curso.

PRECISA DE AJUDA PARA FORMATAR NAS NORMAS DA ABNT? ENTÃO CLIQUE AQUI

O que são Normas ABNT

Como estamos falando de normas ABNT é importante primeiro saber o que são estas normas.

No Brasil existe uma Instituição chamada de Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela foi criada em 1940 e é uma entidade privada e sem fins lucrativos.

A ABNT é que fundou a Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO), além de outras organizações pela América Latina com a finalidade de elaborar normas e regulamentações. No Brasil, estas normas são chamadas de NBR, ou normas técnicas brasileiras.

Além da criação de normas, ela também é responsável pela avaliação de qualidade de produtos, sistemas de produção, rotulagem ambiental e certificação de produtos.

Dentre as normas criadas pela ABNT estão aquelas que orientam como um trabalho acadêmico deve ser apresentado. Com padronização de informações e seções que o trabalho precisa ter, além de tipo de fonte que pode ser utilizada, como fazer citações e referências bibliográficas.

Normas ABNT

Quando devem ser usadas as Normas ABNT

Como estamos tratando de trabalhos acadêmicos, o foco deste texto será neste sentido. Apesar disso, a ABNT possui muitas normas que podem ser aplicadas nos mais diferentes setores de produção, conforme mencionamos acima.

No caso dos trabalhos acadêmicos, as normas ABNT podem ser aplicadas em trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.

É importante mencionar que as normas tratadas neste artigo são aplicadas no Brasil apenas. Além disso, nem todas as universidades e cursos de pós-graduação exigem que os trabalhos acadêmicos sejam apresentados de acordo com esse formato.

Algumas instituições possuem guias específicos para orientar os alunos, e caso o guia não siga os padrões da ABNT, então você deverá seguir o guia da sua universidade. Mas, se a sua instituição de ensino adotar as regras da ABNT, então a nossa série de artigos será de grande ajuda.

O mesmo pode ser dito com relação às revistas científicas. Cada uma delas possui um guia específico para a formatação do texto, citações e referências bibliográficas. Ou seja, antes de começar a fazer a formatação do seu texto para publicação, verifique o que a revista exige, isso poderá lhe poupar muito tempo.

Qual norma brasileira para o trabalho acadêmico

Como mencionamos acima, a ABNT é uma associação que tem por função a criação de normas. Cada uma destas normas traz recomendações para uma determinada área ou com uma aplicação específica.

No que diz respeito aos trabalhos acadêmicos, são diversas normas ABNT que são aplicadas. Ficou preocupado agora? Não precisa, pois vamos destrinchar as normas aqui. De qualquer forma é importante conhecer melhor quais são elas. Veja a seguir: ✔📝

  • NBR 14724: informações de quais seções devem compor um trabalho acadêmico, quais os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, quais os elementos obrigatórios e um guia para as demais normas;
  • NBR 6023: elaboração de referências bibliográficas;
  • NBR 6024: numeração progressiva de seções de um documento escrito;
  • NBR 6027: sumário;
  • NBR 6028: resumo;
  • NBR 6034: índice;
  • NBR 10520: citações em documentos;
  • NBR 12225: lombada

Como dissemos, as normas ABNT não são exclusivas dos trabalhos acadêmicos, elas podem ser empregadas em qualquer documento escrito. Por isso que são apresentadas separadamente.

Qual a importância de estruturar seu trabalho de TCC

Você pode até pensar que formatar todo o seu trabalho de acordo com as normas ABNT não tem importância nenhuma e não passa de uma exigência descabida da universidade. Entretanto, não é bem assim.

O propósito de utilização destas normas é justamente para que os trabalhos em diferentes instituições e regiões do Brasil sejam produzidos seguindo-se o mesmo padrão.

Dito isso, um trabalho produzido na região sudeste do país, terá os mesmos elementos e poderá ser mais facilmente compreendido na região nordeste, e vice-versa.

Já imaginou se cada pessoa que precisasse fazer um trabalho acadêmico resolvesse utilizar um tipo diferentes de fonte, fazer as citações de uma forma e preparar as referências conforme as suas ideias?

Justamente para evitar esse tipo de situação, as normas ABNT foram criadas e devem ser seguidas quando for requerido.

Estrutura do trabalhado nas Normas da ABNT 2020:

Veja a seguir qual e a estrutura que um trabalho acadêmico deve ser de acordo com as normas ABNT.

Parte externa ✔

A parte externa do seu TCC deverá ser composta obrigatoriamente pela capa. Às vezes é necessário realizar a encadernação do trabalho. Neste caso a lombada também deve ser elaborada e apresentada.     

Parte interna ✔

A parte interna é formada pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A seguir explicaremos o que cada um deve conter.

  • Capa (obrigatório)
  • Lombada (opcional)

Elementos pré-textuais ✔

Os elementos pré-textuais são compostos pelos seguintes elementos:

  • Folha de rosto – obrigatória
  • Errata – opcional
  • Folha de aprovação – obrigatória
  • Dedicatória – opcional
  • Agradecimentos – opcional
  • Epígrafe – opcional
  • Resumo (em português) – obrigatório
  • Abstract (o resumo traduzido para o inglês) – obrigatório
  • Listas (tabelas, ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos) – opcional
  • sumário – obrigatório

Elementos textuais ✔

Logo em seguida, iniciam-se os elementos textuais, que são o conteúdo escrito propriamente dito. É nesta parte do TCC que o autor irá demonstrar o porquê ele escolheu estudar determinado tema, como a investigação foi conduzida, os resultados obtidos e como ele é comparado com o que já foi feito. São eles:

  • Introdução
  • Desenvolvimento (Material e Métodos, Resultados)
  • Conclusão

Elementos pós-textuais ✔

E por último, mas não menos importante, estão os elementos pós-textuais. Que são compostos por:

  • Referências bibliográficas – obrigatório
  • Glossário – opcional
  • Apêndice – opcional
  • Índice – opcional
  • Anexo – opcional

Sendo que, o único que é obrigatório são as referências bibliográficas. Os demais elementos dependem do tipo de trabalho realizado e do tema abordado.

Por exemplo, em uma tese de doutorado, em que autor publicou alguns artigos científicos eles podem ser incluídos em um anexo.

Caso o trabalho tenha muitos termos diferentes, que podem dificultar a compreensão do leitor, é interessante que um glossário seja incluído.

Regras gerais para apresentação de trabalhos acadêmicos (Formatação)

A seguir vamos apresentar algumas regras gerais de formatação. Entretanto, recomendamos que os demais artigos a respeito das normas ABNT para a produção de trabalhos acadêmicos sejam consultados.

Desta forma você conseguirá ter informações mais completas a respeito de cada um dos elementos.

Formatação nas Normas ABNT 📝

A formatação do seu TCC ou monografia deve começar pelas margens, que deve ser de 3 cm na parte superior e esquerda, e de 2 cm na parte inferior e direita. O tamanho do papel deve ser obrigatoriamente A4.

Fontes, títulos, espaçamento conforme Normas ABNT 📝

O autor poderá escolher entre dois tipos de fontes: Arial e Times New Roman. Independentemente de qual fonte escolhida, o essencial é manter a mesma fonte durante o trabalho inteiro.

Com exceção da capa, folha de rosto e citações, os demais elementos do trabalho acadêmico deverão seguir um espaçamento entre linhas de 1,5, tamanho de fonte 12, alinhamento do texto à esquerda. O início dos parágrafos do texto deve ter um recuo de 1,25 cm.

Os títulos de seções deverão ser escritos em letras maiúsculas e em negrito. Os títulos das subseções devem ser escritos em apenas com a primeira letra maiúscula e em negrito.

Citações (tipos): conforme Normas ABNT 📝

As citações servem para dar base e sustentação teórica para a sua pesquisa e para os resultados e discussões apresentados durante a elaboração do trabalho.

É fundamental saber que existem diferentes tipos de citações: as diretas, indiretas e as citações das citações. E cada uma delas deve ser formatada de uma forma diferente.

Para saber como formatar cada um dos tipos de citação de acordo com a ABNT, confira o nosso artigo completo.

Bibliografia conforme Normas ABNT 📝

As referências bibliográficas ou bibliografia talvez seja um dos pontos em que há mais dúvidas por parte dos alunos, e também um dos que requerem muita atenção para serem feitos.

É imprescindível que todas as citações apresentadas no texto sejam incluídas na lista de referências. Isso facilita para o leitor encontrar de onde o autor do texto tirou alguma ideia, permitindo que o leitor saiba onde obter mais informações caso ele tenha interesse.

Nós preparamos um artigo completo com todos os tipos de referências e como formatar cada uma delas. Confira e não tenha mais dúvidas. (Saiba como fazer a referências do seu trabalho)

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

Comments 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *