Como fazer uma Resenha Crítica passo a passo: Exemplos

Sabe como fazer uma resenha crítica? Então veja nesse guia completo tudo sobre o assunto!

Todo mundo já ficou aterrorizado ao ter que fazer uma resenha crítica. Porém, embora tenha a fama de ser complicado, esse tipo de texto é muito simples. Descubra!

De fato, a Língua Portuguesa é muito rica. Seja em palavras, gêneros ou estruturas, há quem fique apavorado ao ver a extensa lista de tipos de construções textuais.

Aliás, o medo já começa desde as séries do ensino fundamental. Lá, quando se descobre que há ao menos a resenha e o resumo, é uma grande confusão por ambas apresentarem certas semelhanças.

Porém, não é só na escola que a resenha é utilizada. Na verdade, não é incomum haver diversos trabalhos na graduação em formato de resenha crítica.

Desmistifique, de uma vez por todas, esse tipo de texto! Aprenda a diferenciar a resenha, resumo e a resenha crítica e, ainda por cima, construir uma do zero. Confira!

O que é uma Resenha Crítica

Para início, é preciso esclarecer sobre o significado de resenha crítica. Assim sendo, esse tipo de texto se trata de uma espécie de resumo que, além de contar sobre o assunto, ainda apontar críticas por parte do autor.

No entanto, quando se fala em crítica, significa que o assunto está sendo interpretado. Desta forma, além do resumo, está sendo apresentada a versão do autor sobre o que está sendo falado. Esta opinião pode ser boa ou ruim.

De fato, é indispensável que, ao escrever uma resenha crítica o autor também tenha uma reflexão crítica sobre o que está sendo escrito. Afinal de contas, é preciso saber argumentar sobre os pontos para que, de fato, seja uma resenha.

Aliás, saiba que esse tipo de escrita é muito comum para pessoas do meio acadêmico. Além disso, a resenha crítica também é muito escrita por jornalistas.

Como fazer uma resenha crítica

Fazer uma resenha crítica não tão fácil assim, mas também segundo alguma passos dá para fazer, além de existir plataformas online que podem te ajudar a construir uma, abaixo tem um botão onde poderá conhecer uma desta plataformas.

 

Mas é bom saber como fazer uma resenha critica e para isto, basta seguir estes três passos. É importante salientar que para construir esse tipo de texto, é necessária uma preparação. Veja só:

Leia ou assista ao que você irá resenhar

De fato, apesar de um tanto óbvio, este é um ponto muito importante. Afinal, para você resenhar sobre algo, é necessário conhecer. Sendo assim, caso você queira produzir uma resenha sobre um livro, leia-o.

Aliás, nessa etapa você não precisa fazer nenhum tipo de anotação. Isso porque nela você conhecerá a obra, seja filme, livro ou série, como um todo.

Repita o processo

Sem dúvida, essa repetição é muito importante para conhecer a obra. Afinal, na primeira vez que você leu ou assistiu, certamente alguns detalhes passaram despercebidos.

Para ajuda, você pode sublinhar o seu livro, ou fazer anotações sobre a obra. Montar um mapa conceitual também ajuda muito a esquematizar esse tipo de produção textual.

resenha crítica

Reflita sobre o assunto

Talvez você esteja pensando que chegou a hora de escrever. Errado! Afinal, uma resenha crítica se trata de colocar no papel as suas observações acerca do assunto. Para isso, é essencial pensar bem!

Comece a escrever sua resenha

O tão temido momento chegou. Agora, além de expressar a sua opinião de forma coerente, é necessário que algumas perguntas sejam respondidas em seu texto.

Para a introdução, sugere-se que você comente sobre questões gerais. Falar sobre o que se trata a obra, se há características especiais, a maneira com a qual o assunto é abordado, a tese e a intenção, são ótimas questões.

Além disso, procure esclarecer os tipos de conhecimentos prévios necessários, bem como o tipo de público o qual a obra busca atingir. Diga, com suas próprias palavras, se o tema em questão é compreensível e interessante.

Você pode, também, fazer breves comparações de sua obra com outras do mesmo estilo. No entanto, seja breve. Sua opinião é o que conta para que a resenha crítica se torne, de fato, uma resenha crítica.

Atente para a escrita da conclusão

Certamente, uma boa conclusão fecha o seu texto com chave de ouro. Assim, é necessário que você se empenhe muito para construir um bom final para a sua resenha crítica.

De fato, a sua resenha já deve conter os pontos chave, como os argumentos do autor da obra e como ele os apresenta. Bem como a sua crítica, boa ou ruim, com relação a qualidade de apresentação.

A partir de agora, você deve avaliar o trabalho total. Ou seja, não apenas um ou dois capítulos do livro ou pequenos trechos de um filme. Neste momento, a obra será avaliada como um todo.

Sendo assim, é sugerido que a conclusão de sua resenha responda perguntas sobre o foco da obra; a falta de consideração sobre aspectos relevantes; se os objetivos foram ou não alcançados etc.

Diferença entre resumo, resenha e resenha crítica

Agora que você já sabe como construir uma resenha crítica, saiba a diferença entre a resenha, o resumo e a resenha crítica. Desta forma, não haverá riscos de haver confusão na hora de explicar sobre a sua produção textual.

  • Resumo

O resumo é exatamente o que seu nome propõe: um resumo de toda a obra. Sendo assim, a história daquele livro de cento e tantas páginas se transformará em uma ou duas. Isso porque apenas os aspectos principais são considerados.

Uma grande diferença entre o resumo e a resenha é que o primeiro não expressa nenhum tipo de opinião acerca do assunto. Ou seja, ao ler um resumo, você não saberá, por exemplo, se o autor gostou da obra ou não.

  • Resenha

A resenha, no entanto, se trata de uma espécie de análise de conteúdo. Desta maneira, além de saber, por exemplo, um resumo da obra, você também saberá sobre a opinião do autor sobre o assunto.

De fato, a resenha pode ser tanto descritiva quanto crítica. A grande diferença entre elas é que, enquanto numa é focada na descrição para a opinião, na outra é focada em aspectos que vão além da obra, para que haja a crítica.

  • Resenha Crítica

A resenha crítica, por conseguinte, é um tipo de resenha. Muito usada no meio acadêmico e no jornalístico, esse tipo de texto precisa apresentar um resumo das principais ideias do conteúdo a ser resenhado.

Além do resumo, a opinião é indispensável. Por isso, é feito a análise em cima de cada uma das principais ideias da obra original. Vale lembrar que os comentários de caráter pessoal são mais que bem-vindos nesse tipo de texto.

Resenha Crítica ABNT

Assim como qualquer tipo de trabalho acadêmico, a resenha crítica precisa obedecer a algumas regras de formatação de acordo com as normas da ABNT. Confira:

  • Não há uma regra que dite o número de parágrafos a serem usados em uma resenha. Entretanto, é necessário que se tenha em torno de 2 páginas feitas no Word. Use, como média, de 6 a 10 parágrafos;
  • A linguagem utilizada deve ser impessoal. Ou seja, evite gírias;
  • Apesar de ser um texto que expresse a sua opinião, não use os verbos conjugados em 1º pessoa;
  • Opte pela fonte Arial ou Times New Roma.

Estrutura/características

Assim como todos os tipos de texto, a resenha crítica tem suas características que a tornam única. Saber mais sobre elas é importante na hora de diferenciar um tipo de texto. Confira:

  • Apresentar, de forma detalhada, as principais informações sobre o que se está sendo resenhado;
  • Descrever a estrutura da obra, bem como o foco de conteúdo;
  • Analisar e confrontar as informações da obra com os argumentos e pontos de vista de diferentes autores;
  • Tecer um argumento crítico acerca dos pontos mais importantes da obra.

Resenha Crítica de artigo

Inegavelmente, no meio acadêmico você terá que construir muita resenha crítica em cima de artigo. Porém, não se preocupe. Basta seguir a “receita de bolo” que foi dada no início deste artigo ou usa a plataforma online que irá te ajudara construir uma resenha crítica perfeita!

 

Aliás, ao resenhar um artigo você ainda tem um ponto positivo. Poderá sublinhar os pontos chaves desse texto para usá-los na construção de sua resenha.

Resenha Crítica de um filme

A resenha crítica de um filme segue o mesmo molde da resenha de artigo. No entanto, você não terá como sublinhar os pontos principais. Sendo assim, suas alternativas são: anotar as cenas mais importantes e assisti-las novamente.

Neste caso, inclusive, você pode fazer comparações com filmes de temáticas semelhantes. Desta forma, você terá um bom material para expor a sua opinião, de maneira crítica e impessoal, sobre o assunto.

O que é um artigo de opinião o que ele tem em comum com uma resenha crítica

Diferentemente da resenha crítica, o artigo de opinião é feito a partir de um tema considerado polêmico, ou de opiniões controversas. Já a resenha se trata de um texto crítico que demonstra a compreensão do autor sobre determinada obra.

De maneira simplificada, entenda que o artigo de opinião demonstra, de fato, uma opinião sobre o assunto em questão. Já a resenha crítica aponta o tipo de interpretação feita sobre determinada obra.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, confira um exemplo de uma resenha crítica, planeje a sua e bom trabalho!

tudo sobre resenha crítica

tudo sobre resenha crítica

Quer ajuda para fazer seu trabalho acadêmico, então entre em contato com especialistas que vai te ajudara  fazer de forma rápida e com toda garantia.

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *